Avenidas Sertão

O projeto “Avenidas Sertão” trata-se de uma pesquisa que visa ao estreitamento dos laços entre as artes visuais e literária, tendo como ponto de partida a primeira parte do livro que carrega o mesmo nome do projeto.
Tal livro aborda a temática da liquidez das relações humanas estabelecidas nos grandes centros urbanos, os quais parecem desumanizar os vínculos de empatia e solidariedade. Simultaneamente, contrapõe a aridez de afetos ao clima úmido desses centros, que se localizam no eixo Sul-Sudeste, explorando o fato paradoxal de que no clima mais desértico do Brasil, o semiárido do Sertão nordestino, as relações humanas se encaminham pela via contrária. Daí a construção da metáfora que ancora a obra: o “Sertão” como um elemento edificado dentro das pessoas, cujo significado não se restringe apenas a algo externo, passível de influências climáticas, mas também a uma escolha entre uma vida de afetos úmidos e férteis ou secos e estéreis.
Dessa forma, o projeto carrega uma forte identidade de fusão entre as estéticas urbana e sertaneja, visando explorar a dissolução dos limites ou a intersecção de ambas. Assim, tanto a arte literária quanto a visual desempenham no projeto o papel de pesquisa, exploração e experimentação acerca de formas e conteúdos que unificam dois espaços tão diferentes e semelhantes ao mesmo tempo, abarcando também a dimensão filosófica e existencial do ser humano em conjunto com o espaço que ele ocupa. Confira a página do projeto no Facebook.

Modalidade de Expressão Artística: Diversidade Cultural

1ª proponente: Dinah Punskowski. Curso: Medicina
2ª proponente: Camile Maria Pereira Rossetto. Curso: Artes Visuai

Equipe participante:
Dinah Punskowski (Medicina): Escritora
Camile Maria Pereira Rossetto (Artes Visuais): Artista Plástica

 

ImprimirEmail

Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates