Inovações do Programa

O Programa aluno-Artista, instituído em 2010, se consolida a cada edição, promovendo o enriquecimento cultural dos campi da Unicamp e consequentemente melhora da qualidade de vida universitária, enquanto possibilita a alunos de graduação, o desenvolvimento de suas habilidades artísticas, através de um programa estruturado que oferece um suporte financeiro e até duas bolsas por projeto.

A 4ª edição, realizada de setembro de 2013 a abril de 2014, obteve um ótimo resultado, com a finalização de 14 dos 15 projetos inicialmente selecionados. Pertencentes às mais variadas modalidades artísticas, estes projetos reuniram jovens talentosos que se dedicaram à preparação e produção de oficinas, apresentações, instalações, exposições e performances, autênticos laboratórios artísticos que contribuíram significativamente para a formação acadêmica destes alunos e ampliaram as oportunidades de expressão artística no ambiente universitário.

Visando o aprimoramento do programa, ao final da 4ª Edição, foram propostos ajustes como a alteração da vigência que a partir da 5ª edição passa a ser de abril a novembro, propiciando assim, um melhor desenvolvimento e aproveitamento dos projetos contemplados, sintonizados com o ano acadêmico. Outra alteração é a informatização do programa, viabilizando todas as etapas do processo: inscrição, análise dos pareceristas, seleção, acompanhamento dos projetos, agendamentos e entrega de relatórios via digital, através do Sistema Integrado de Gestão (SIG/SAE).

A adequação ao novo calendário e a incorporação ao SIG/SAE exigiu um período de transição para a 5ª edição, para o qual a Assessoria Cultural propôs uma Edição Especial, com o objetivo de valorizar projetos concluídos em edições anteriores do programa. Desta forma, a Edição Especial do Programa Aluno-Artista, com vigência de agosto a novembro de 2014, foi realizada com êxito e trouxe atividades inovadoras, como o Festival de Artes SAE/Unicamp, ocorrido na noite de 15 de novembro de 2014, no Teatro Castro mendes, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, numa iniciativa pioneira de interação cultural da universidade com a comunidade externa. Ainda nesta edição, merecem destaque o Festival de Artes Limeira, realizado na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e o Festival de Artes Piracicaba, realizado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), integrando os campi da Unicamp através da cultura e da arte.

Para finalizar, ressalta-se a recente aprovação do curta-metragem “À Meia Vista”, viabilizado através da 4ª Edição e Edição Especial do Aluno-Artista, como participante da 68ª edição do conceituado Festival de Cannes, França, na mostra Short Film Corner.

Drª Vivian Nogueira
Assessora Cultural do SAE

ImprimirEmail

Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates