Arte e Vida Coletiva

O maior desafio da 2ª Edição do Programa Aluno-Artista foi consolidar, como política pública na área da cultura, a bem sucedida experiência de sua primeira edição. Para tanto, foram realizados acertos no edital de seleção e na metodologia de avaliação. E, principalmente, procuramos compreender a real contribuição do programa às atividades culturais e às manifestações artísticas, que promovam a ativação de novos sentidos à vida coletiva do campus.

Em resumo, algumas diretrizes orientam as ações do SAE no programa Aluno-Artista e em outras atividades culturais que administra. São elas:

Criar mecanismo de incentivo à arte e à cultura no campus

Procuramos entender as demandas dos alunos e estabelecer políticas de estímulo à produção cultural e artística. Nesse sentido, além dos programas como o Aluno-Artista e o SAE Ação-Cultural, buscamos organizar palestras e eventos relacionados à área.

Propiciar acesso aos bens culturais

O setor de apoio à cultura do SAE procura criar condições favoráveis à disseminação da produção cultural dos alunos da Unicamp, ou seja, organizamos as atividades de programas como o Aluno-Artista, em locais próximos ao fluxo cotidiano de alunos, funcionários e professores de todas as unidades dos campi. Aos interessados no desenvolvimento de práticas artísticas, o SAE também investe na criação de mecanismos que propiciem acesso democrático aos equipamentos e formas de financiamento necessários.

Participação nas decisões relacionadas às políticas culturais

O SAE incentiva a participação dos estudantes no processo de desenvolvimento e criação de políticas de apoio à cultura e à arte. Buscamos intensificar a colaboração dos alunos em temas como: estratégias de divulgação, editais, cronograma, distribuição orçamentária etc.

As atividades realizadas durante o primeiro semestre de 2012 representam a diversidade e a qualidade da produção artística e cultural dos alunos da Unicamp. Esperamos que sirvam de exemplo e estímulo para novas realizações que despertem o espírito crítico e inventivo, desejado e necessário à universidade.

Prof. Dr. Leandro Medrano
Coordenador do SAE (2011-2012)

ImprimirEmail

Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates