Aluno-Artista: aspectos da primeira edição

Essa primeira edição do Programa Aluno-Artista reúne as faces positivas dos atuais projetos de fomento e difusão artístico-cultural: estimula a criação de projetos artísticos; alcança, em curto tempo, grande número de proponentes inscritos; conquista o interesse da comunidade geral em participar das apresentações realizadas, além de garantir o financiamento necessário para cada proposta.

Seu aspecto distintivo está, contudo, no direcionamento da política cultural para o campus universitário, para seus espaços abertos de convívio, onde o encontro dentre interesses, gostos e consciências tem como seus públicos a comunidade de alunos, docentes e funcionários, dos mais variados campos de conhecimento, presentes na Unicamp.

A edição de 2010-2011 selecionou dez projetos das áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Vídeo, além de outras criações híbridas. Das muitas apresentações feitas, todos os projetos foram reunidos em dois momentos, num grande evento intitulado de Circuito das Artes. Um deles foi realizado no mês de dezembro de 2010 e outro, na finalização dessa Edição, no mês de abril de 2011. Os Circuitos adensaram o cordão cultural dos campi da Unicamp de modo a demonstrar a importância do Programa como proposta de experimentação das ideias artísticas, dos espaços e das plateias, convidadas ou espontâneas.

A maioria dos projetos assume caráter efêmero, resguardado por uma confortável base de financiamento e divulgação dos resultados colhidos. Esse perfil determina a atualidade do Programa, atento à dinamização das relações pessoais construídas durante a vida universitária por meio de expressões da cultura, além do incentivo à reflexão sobre o papel da arte e de seus agentes no universo acadêmico contemporâneo.

Profª Drª Sylvia Furegatti
Assessora Cultural do SAE (2010-2011)

ImprimirEmail

O Programa Aluno-Artista

O Programa Aluno-Artista foi estabelecido a partir de uma proposta da Comissão de Ação Cultural da Reitoria da Unicamp. Ele se integra a um conjunto mais amplo de programas, projetos e instituições artísticas e culturais que dão forma à política cultural da Universidade. Na concepção do Programa levou-se em conta que ele deve reunir alunos de todas as unidades de ensino e pesquisa em torno de atividades que tenham uma capacidade agregadora e que desenvolvam a vida cultural e artística de seus participantes, independentemente de sua profissão futura.

Por outro lado, o Programa busca levar as atividades artísticas e culturais para toda a população dos campi da Unicamp. Dado seu escopo, o Programa Aluno-Artista foi assumido pelo SAE e vem se desenvolvendo com sucesso, tanto para os alunos que nele se inscrevem, como para a população do campus que vem tendo contato com seus resultados em diversos tipos de espetáculos.

Este programa, junto com outros, faz parte do êxito que a Unicamp vem tendo na crescente ampliação de suas atividades culturais.

Prof. Dr. Eduardo Guimarães
Assessor da Reitoria e Coordenador do Projeto (2010-2011)

ImprimirEmail

Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates